ÁREAS DE TRABALHO
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Grupos com até 25 participantes de ambos os sexos, divididos por faixa etária, com uma facilitadora e dois ajudantes, uma vez por semana durante três horas.
ASSUNTOS
Autoconhecimento, sentimentos, família, relacionamento interpessoal sem uso de violência, valores, amizade, sexualidade, solução de conflitos, auto-realização, escolha profissional... ...
METODOLOGIA
CHEGADA
No zoológico os participantes se encontram com os pequenos animais.
TRABALHO DE CORPO
- Ginástica com música – com o objetivo de gastar energias
- Brincadeiras orientadas com os seguintes objetivos: disciplina, perseverança, lidar uns com os outros sem o uso da violência, se acalmar, ensaiar habilidades, aprender a arriscar e experimentar, ter cuidado consigo e com os outros, respeito, cooperação
TRABALHO TEMÁTICO
- Elaborar um tema em forma de desenho ou palavras individualmente ou em grupos
- Apresentação e elaboração do tema na roda. A roda é o coração do nosso trabalho porque é nela que as crianças e os adolescentes falam de suas dificuldades e dores. Num ambiente de confiança e solidariedade se dá esta troca de experiências e a orientação para a mudança. Para muitos, a roda é o único espaço de fala. Eles sentem-se compreendidos e saem aliviados. A partir da dinâmica da roda é possível a transformação da dor, agressividade, revolta e frustração em energia positiva de vida.
ADULTOS
Pequenos grupos de auto-ajuda com até dez pessoas de ambos os sexos acompanhadas por uma facilitadora durante três horas, a cada quinze dias.
ASSUNTOS
Autoconhecimento, história da vida pessoal (elaborar e integrar o passado), vida profissional, relação do casal, relação com os filhos, sexualidade, relação interpessoal, lidar com conflitos sem o uso da violência.
METODOLOGIA
RELAXAMENTO
TRABALHO INDIVIDUAL
Elaborar um tema em forma de desenho, palavras ou corporalmente.
TRABALHO DE GRUPO
- A cada participante é dedicado o tempo necessário para elaborar o tema
- Passos concretos são planejados em conjunto
TERAPIA INDIVIDUAL
Adultos que participam de um grupo de auto-ajuda e, além disso, precisam de uma terapia individual, são atendidos semanalmente por 50 minutos em terapia individual. Adultos, que por diversos motivos não participam de um grupo de auto-ajuda e portadores de transtorno mental também são atendidos individualmente.
ACONSELHAMENTO INDIVIDUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Há crianças e adolescentes que, além de participar de um grupo, precisam de uma atenção especial. São crianças muito tímidas ou agitadas, adolescentes fechados ou agressivos; enfim aqueles cuja história logo cedo deixou marcas profundas que atrapalham a convivência e o desenvolvimento saudável. Estas crianças e adolescentes são atendidos de quinze em quinze dias individualmente, durante 50 minutos. Trata-se de um aconselhamento individual no qual eles aprendam a articular suas dificuldades. Tentamos mostrar- lhes que é possível lidar com as dificuldades sem se fechar ou agredir a si mesmo nem aos outros. É possível superar as dificuldades e construir o próprio futuro.