PROJETOS
90% de todas as crianças e adolescentes são da classe social desfavorecida. Pobreza e abandono destroem as pessoas por dentro. O ambiente é hostil, no qual muito amedronta. Há ameaças e perigos em cada esquina. Uns reagem a estas circunstâncias com a retirada e o fechamento outros com o contra-ataque. Uns como outros sofrem porque não podem se desenvolver normalmente. No Manaíra se procura constantemente novos caminhos, que possam ajudar estas crianças e adolescentes a crescerem no seu ambiente e se desenvolverem como pessoas de bem.
ZOOLÓGICO
No ano 2004 iniciamos o projeto do zoológico. Aqui se motiva, sobretudo as crianças mas também os adolescentes para recuperar, reencontrar seus sentimentos lidando com os pequenos animais.
Muitos deles se distanciam cedo demais de seus sentimentos, porque estes não são levados a sério nem na própria família, nem no seu ambiente. Acontecimentos violentos e brutalidade são vistos diariamente. Divórcios e separações de famílias são feitos sem o mínimo respeito para com as crianças. Resumindo, os sentimentos das crianças e adolescentes não são levados a sério e isso deixa feridas profundas desde a idade mais tenra. Sentimentos atrofiados levam as pessoas a se anularem ou se transformarem em pessoas violentas.
No zoológico, as crianças reaprendem, no contato com os animais a demonstrar suas carências e viver seus sentimentos. Animais são amigos que retribuem espontaneamente afeto e carinho. Isso abre caminho para um relacionamento mais sensível consigo mesmo e com os outros.
BIBLIOTECA
A grande maioria das crianças e adolescentes que participam do Manaíra frequentam a escola pública. Esta, porém, muitas vezes não está conseguindo atingir seu objetivo que é ler e escrever, pois percebemos que na 5ª ou 6ª série a maior parte dos alunos ainda não tem o domínio básico da leitura e da escrita. Não falta inteligência a estas crianças e adolescentes, o que é fácil de constatar. O fracasso que elas experimentam na escola é que faz com que elas reajam com um bloqueio grande em relação a tudo que parece assunto escolar. Como superar estes bloqueios escolares e abrir caminhos para um futuro profissional?
A ideia de que uma pequena biblioteca poderia ajudar, somente surtiu efeitos depois de algum tempo de tentativas fracassadas. As crianças enfrentaram seus bloqueios livremente naquele momento em que a motivação correspondeu a seus anseios e desejos. A premiação ajudou neste caminho. Quem faz um resumo ou copia uma parte de um livrinho emprestado ganha pontos que podem ser trocados por bichos de pelúcia, material escolar ou brinquedos.
PROJETO AJUDANTES
Em 2010 – quando uma das facilitadoras de grupos de crianças e adolescentes assumiu uma nova função – surgiu o projeto “ajudantes”. Escolhemos dentre os participantes mais antigos, os mais maduros. Em duplas, estes jovens começaram atuar como ajudantes nos grupos das crianças e dos pré-adolescentes. Como a maioria deles tinha uma longa experiência de participação, eles sabiam auxiliar a facilitadora em alguns de seus trabalhos sem muito treinamento: fazer a ginástica, tomar conta de um grupinho durante o trabalho de corpo, ajudar as crianças que têm dificuldades nas tarefas escritas, organizar a escovação de dentes... Mais difícil se tornou para eles o desafio de lidar com o novo papel e a autoridade. Os treinamentos mensais e as avaliações diárias ajudam estes jovens a madurecerem na sua tarefa e em sua vida pessoal.
Depois dos dois primeiros anos de experiência, percebemos que praticamente todos os jovens almejam um dia ser ajudante do Manaíra! Algo que surgiu, a partir da necessidade do momento, tornou-se mais um instrumento de ajuda no crescimento destes jovens, dando-lhes a oportunidade de treinar habilidades e atitudes necessárias para ingressar na vida profissional.